Ter uma idéia inovadora é mais do que apenas pensar em algo novo: é implementar essa idéia, colocá-la no mercado. Para tal é preciso analisar o impacto desse serviço ou produto no mercado, entre outros elementos. É preciso que seja algo novo de fato ou uma mudança significativa em uma determinada ação. O conceito está estreitamente ligado ao ato de empreender. Mas como fazer uma idéia transformar-se em um negócio? Um dos grandes impasses dos empreendedores é conseguir financiamento para transformá-la em negócio de fato. E este assunto, o financiamento, foi o assunto principal do “Seminário INCUBANET/FINEP de Apoio às Empresas Inovadoras”, que aconteceu ontem (09/09) no SEBRAE-PE, que deu total apoio à sua realização. O evento foi um grande sucesso, com mais de cem pessoas lotaram o evento para saber mais sobre as linhas de financiamento existentes aos que desejam empreender.
Foram palestrantes o vice-coordenador da INCUBANET e gerente de incubação do CESAR, Eiran Simis, que falou a respeito do PRIME – Programa Primeira Empresa Inovadora; Richard Corrêa, do Departamento de Projetos e Programas da FINEP, que falou sobre o PAPPE Subvenção; Lucas Euphrasio, Analista do Departamento de Novos Negócios da FINEP, que palestrou a respeito do Seed Fórum e, ainda, o advogado José Pinteiro, que trouxe ao público o assunto “Propriedade Intelectual”.
Durante a sua palestra, Eiran Simis mostrou justificativas, objetivos e exigências do PRIME, programa que está sendo implementado pela primeira vez no Brasil, em 18 incubadoras espalhadas no país (entre elas o C.E.S.A.R, empresa associada à INCUBANET). Simis explicou todo o funcionamento do processo para participar do Programa Primeira Empresa Inovadora.
Em seguida, Richard Afonso Corrêa, da Área de Pequenas Empresas Inovadoras do Departamento de Projetos e Programas da FINEP, falou a respeito do PAPPE Subvenção, do qual a FACEPE é parceira local. Ele mostrou as vantagens do programa, que tipo de despesas podem ser custeadas por ele e os critérios de análise, entre outros fatores. O palestrante seguinte, Lucas Euphrásio de Mello, analista do Departamento de Novos Negócios da FINEP, palestrou a respeito do Seed Fórum (que no Recife se realizará em novembro, em parceria da Financiadora com a INCUBANET, durante a Semana Global de Empreendedorismo). Euphrásio iniciou sua fala mostrando como se dá a gestão de Venture Fórum, alguns tipos de fundos de investimento que existem, as vantagens e exigências do Seed Fórum e o caráter regional que este tem. Explicou também como se dá o processo de seleção para receber tal financiamento. Complementando o evento o advogado José Pinteiro falou sobre Propriedade Intelectual, destacando a importância do registro de marcas e patentes, da proteção sobre criações, enfatizando a importância do assunto ao dizer “Não proteger a sua idéia é trabalhar para a concorrência”.
O evento contou ainda com intensa participação da platéia, formada por empresários, potenciais empreendedores, membros de empresas incubadas, gestores de incubadoras e representantes de diversas instituições que trabalham com empreendedorismo e com linhas de subvenção.
Opiniões
O sucesso do “Seminário INCUBANET/FINEP de Apoio às Empresas Inovadoras” pode ser atestado nas opiniões manifestadas pelos que estiveram no evento:
“O seminário foi muito bom, principalmente porque trouxe informações que nos são muito úteis. Saber da parceria do SEBRAE com a Facepe e a INCUBANET para consultorias para que elaboremos os nossos projetos para apresentar às linhas de financiamento é algo sobre o qual eu não tinha conhecimento e fiquei muito feliz em saber, já que a nossa empresa pretende participar do Seed Fórum e ainda pretendemos nos apresentar para todas as linhas de subvenções para as quais o nosso projeto seja mais adequado”. (José Alexandre, Engebio – empresa da incubadora de empresas Incubatep, participante)
“O evento foi ótimo, muito bem organizado. O espaço para fazermos perguntas foi excelente, com tempo para todos, deu para tirar todas as dúvidas. Tanto os palestrantes quanto os participantes eram todos muito bem preparados”. (Francisco Carvalho, Cápsula Inovação em T.I – Recife Beat, participante)
“O seminário foi muito bom. Excelente que o empresariado saiba que instrumentos possuem para investir em Inovação. Foi um instrumento de aprendizado para que saibam onde se encaixam. Seria bom que falassem ainda sobre as outras linhas que existem, tal como RAI Inovação”. (Fátima Cabral, FACEPE – Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco, participante)
“Foi ótimo, importante para desenvolver a idéia de Capital de Risco no país. Foi muito além das expectativas, tanto em quantidade quanto em qualidade, com um público muito rico na questão conhecimento, com excelentes empresas e investidores. A perspectiva é que o Seed Fórum, em novembro seja um grande sucesso. A parceria com a INCUBANET é excelente e o apoio do SEBRAE Pernambuco, fundamental” (Lucas Euphrásio, FINEP, palestrante)
“O seminário atingiu plenamente os objetivos a que se propôs, totalmente coroado com êxito. Tivemos uma grande resposta da classe empresarial, que pôde conhecer oportunidades para os seus negócios. A parceria com a INCUBANET está se mostrando exitosa especialmente pelo trabalho que ela tem trazido não só para os associados da Rede, mas se constitui em algo efetivamente consistente em ações para o desenvolvimento de Pernambuco. Trazer informações para o empreendedorismo, como a INCUBANET tem feito combina completamente com a proposta que temos no SEBRAE” (Sueli Cavalcante, consultora do SEBRAE –PE, instituição parceira da INCUBANET tanto na realização do Seminário quanto na Semana Global de Empreendedorismo)
FOTOS DO SEMINÁRIO - SEBRAE (Veja mais em http://picasaweb.google.com.br/incubanet/SEMINRIOINCUBANETFINEP# )
Nenhum comentário:
Postar um comentário