Em outubro, nova missão da Anprotec e Sebrae segue para Barcelona para incorporar boas práticas de prospecção e gestão de negócios, fundamentais para o sucesso dos projetos.
Jacques Waller (jwaller@jc.com.br)
A missão da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e do Sebrae chegou de Barcelona no último fim de semana já com data marcada para voltar. O grupo visitou o pólo de incubação Barcelona Activa. Segundo o consultor do Porto Digital e um dos coordenadores do projeto do Centro de Referência para Novos Empreendimentos (Cerne) da Anprotec, Marcos Suassuna, uma nova equipe, acrescida de representantes de 25 incubadoras-modelo, deve ir à capital catalã em outubro deste ano.
De acordo com Suassuna, na nova missão será feita a transferência de boas práticas e tecnologias espanholas fundamentais para os saltos de qualidade almejados pelo Cerne. “O Barcelona Activa tem um conjunto de ferramentas para permitir que os empreendedores já entrem no processo com qualidade”, conta Suassuna. As incubadoras, entre elas o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), também serão as primeiras a receber as melhorias do projeto.
Entre as tecnologias estão ferramentas online que ajudam na hora de testar a viabilidade do empreendimento. “Um dos diferenciais que vimos lá foi a preocupação com a prospecção e seleção de novos negócios. Eles se preocupam com os empreendimentos antes mesmo de as empresas serem formadas”, conta. As tecnologias serão implementadas pelo Barcelona Activa em regime de assessoria e deverão ser totalmente customizadas para o Brasil.
Até outubro, conta Suassuna, será realizada a seleção das incubadoras-modelo. Dezesseis vagas já estão garantidas para as incubadoras-âncora da Anprotec, incluindo o Cesar. “Vamos formatar a segunda versão do projeto já com as alterações da experiência espanhola, como a implementação de ferramentas e outras melhores práticas. Essa versão será levada a Barcelona em outubro para iniciarmos a terceira versão do projeto”, afirma Suassuna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário